Libertadores

Libertadores: tudo sobre as partidas de Atlético-MG e Fortaleza na competição

Posted by

Primeiros times brasileiros a estrearem na competição, saiba como Atlético-MG e Fortaleza chegam para suas partidas na terceira fase

Hora da decisão para os times brasileiros! Atlético-MG e Fortaleza entram em campo nesta semana, nos dias 08/03 e 09/03, respectivamente, pelos jogos de ida da terceira fase preliminar da Libertadores.

As duas equipes canalizaram esforços e se preparam neste início de ano com o objetivo de garantir a classificação para a fase de grupos do campeonato mais importante do continente.

Atlético-MG

Esta é a décima terceira participação do Galo na competição. A equipe mineira conquistou o título continental em 2013, liderado por Ronaldinho Gaúcho e pelo goleiro Victor, em uma campanha inesquecível até para quem não é atleticano.

Exatamente 10 anos depois, o Atlético-MG contratou o técnico Eduardo Coudet e reformulou o elenco para deixá-lo ao gosto do técnico e ir em busca do bicampeonato. 

Saíram jogadores importantes como Guga, Júnior Alonso, Jair e Keno, enquanto o zagueiro Bruno Fuchs, os meias Edenílson, Patrick, Igor Gomes, e o atacante Paulinho foram contratados.

Tudo isso para facilitar a implementação do modelo de jogo do treinador, que aposta bastante em uma linha defensiva alta, pressão no campo de ataque e muitos atletas concentrados na faixa central do gramado.

Até o momento, o Galo conquistou seis vitórias e dois empates no Campeonato Mineiro, e é o líder do estadual. Hulk é o grande destaque até aqui, com sete gols marcados, sendo três deles de falta, e mostra estar de volta ao nível que o consagrou campeão e craque do Brasileirão 2021. Seu entendimento precoce com Paulinho no ataque deixa o torcedor otimista com a dupla.

O Atlético-MG encara o Millonarios, da Colômbia, nesta quarta-feira, 08, pela terceira rodada da fase preliminar da Libertadores. Na segunda fase, venceu o Carabobo, da Venezuela, por 3 a 1. 

Fortaleza

O Leão do Pici chega para a sua segunda participação na história da Copa Conmebol Libertadores. A primeira vez disputando a competição foi no ano passado, quando o Tricolor cearense foi eliminado pelo Estudiantes, nas oitavas de final, após conseguir uma classificação histórica na fase de grupos, vencendo o Colo-Colo, no Chile, na última rodada. Para repetir o bom desempenho ou ir até mais longe, o clube se reforçou bastante.

O reforço mais celebrado pela torcida foi a renovação do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda, no cargo há praticamente dois anos. Ele foi o comandante das duas campanhas do Fortaleza no Brasileirão que levaram o clube a se classificar para a disputa continental. Em 2022, o clube terminou o primeiro turno na lanterna do campeonato e se recuperou de maneira brilhante, sacramentando a vaga ao vencer o Santos, na Vila Belmiro, no jogo final.

Além dele, chegaram: o goleiro João Ricardo; os laterais Dudu, Yago Pikachu, Lucas Esteves e Bruno Pacheco; os meio-campistas Tomás Pochettino e Calebe; além dos atacantes Júnior Santos e Lucero.

O estilo de jogo, no entanto, não muda. A equipe aposta em laterais bastante agressivos pelos corredores e na explosão dos seus atacantes, para que eles recebam muitos passes em profundidade nas costas das defesas rivais.

O Fortaleza tem um calendário mais agitado em 2023 do que o Atlético-MG. Disputando o Campeonato Cearense e a Copa do Nordeste simultaneamente, o Leão do Pici venceu nove partidas e sofreu três derrotas em doze jogos.

Vojvoda tem dado oportunidades a todos os jogadores como uma forma de deixá-los em ritmo de competição e de não sobrecarregar ninguém às vésperas do início da Libertadores. 

Contudo, a gestão de energia durante os jogos não é a única etapa da preparação. É muito importante que o Fortaleza tenha realizado treinos intensos e bem planejados para aquisição de valências táticas, técnicas, físicas e mentais.

Ademais, a condição física dos jogadores é aprimorada com exercícios adicionais na academia e o fornecimento de suplementação com creatina – que possibilita maior resistência e força nos treinamentos -, sais minerais e vitaminas.

O Fortaleza enfrenta o Cerro Porteño, do Paraguai, nesta quinta-feira, 09. Na segunda fase, venceu o Deportivo Maldonado, do Uruguai, por 4 a 0.