escorpiões

Ataques de escorpiões em SP crescem 22% em 2023!

Posted by

O número de ataques de escorpiões cresceu, segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. Parte dos motivos é o tempo quente e úmido, propício para a reprodução do animal.

Mas os descuidos com o ambiente também aumentam as chances dessas pragas urbanas surgirem. Por isso, é preciso cuidar e fazer a sua parte, para evitar que esses ataques aconteçam na sua casa.

Continue acompanhando este artigo para saber o que fazer para evitar a presença de escorpiões!

Como prevenir ataques de escorpião

A prevenção dos ataques de escorpiões, que depende de cada um, está relacionada à limpeza do ambiente. É fundamental evitar o acúmulo de lixo, mesmo que seja de lixo doméstico, dentro de casa ou nos arredores.

Além disso, entulhos de obra também criam ambientes para que esses animais possam se esconder. Portanto, livre-se daqueles que estão no seu quintal, rua, ou mesmo em terrenos baldios perto da sua casa.

Há outro motivo, que não o esconderijo, que faz com que os escorpiões gostem de locais sujos: a comida.

Pragas urbanas como baratas e moscas são atraídas pelo lixo. E os escorpiões se alimentam delas. Assim, quanto mais presentes elas estão no local, maiores as chances de aparecerem escorpiões. Afinal, eles se encontrarão onde houver alimento e abrigo!

Também é possível evitar ataques de escorpião impedindo que eles entrem na sua casa. E isso pode ser feito por meio da instalação de telas em janelas e o uso de telas ou redinhas em ralos de pias ou banheiros.

Qualquer fresta da casa, de portas, janelas, forros e outras, devem ser fechadas, porque os escorpiões são animais muito pequenos, que passam facilmente por esses lugares.

Por fim, a solução para manter esses bichos longe é dedetizar o ambiente. Confira mais detalhes sobre isso, abaixo.

Escorpiões morrem com dedetização?

Na realidade, os escorpiões não morrem com a aplicação de veneno. Isso porque eles possuem meio de defesa contra ele: sua carcaça se fecha e eles ficam protegidos contra os efeitos dos inseticidas.

Por isso, o procedimento feito por profissionais, quando chamados, utilizam produto específico para dedetizar.

A dedetização comum apenas mata baratas, moscas e outros insetos. Portanto, ela ajuda a afastar os escorpiões, retirando sua comida, mas não a matá-los.

Dessa forma, é fundamental contar com profissionais para realizar a dedetização específica, porque é ela que funcionará em casos de infestações, evitando ataques de escorpiões.

A dedetização comum, por outro lado, pode ser utilizada como prevenção, para que os escorpiões não encontrem alimento e ambiente propício para a proliferação ali.

Assim, de qualquer forma, é interessante ter o contato de uma dedetizadora especializada na eliminação de escorpiões e pragas urbanas, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora, para realização dos serviços e ampliação de proteção na sua casa e para sua família.

escorpiões

O que fazer em casos de ataques de escorpiões

Mesmo tomando todos os cuidados, ataques de escorpiões acidentais podem acontecer, ainda que não sejam na sua casa. Por isso, é preciso saber o que fazer, nesses casos.

O que você pode fazer:

  • Lavar o local com água e sabão
  • Beber bastante água
  • Manter o local da picada voltado para cima

O que você não pode fazer

  • Usar torniquetes
  • Perfurar a picada
  • Aplicar qualquer substância no local da picada

O que você deve fazer:

  • Se dirigir imediatamente a unidade mais próxima ou, se não for possível, contatar a emergência.

É fundamental procurar por auxílio médico, para tomar o soro antiescorpiônico, que é o único medicamento eficaz contra o veneno deixado por ataque de escorpiões.