Médico do Esporte

Médico do Esporte: como funciona essa profissão

Posted by

A médico do esporte é um especialista reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina. Por exemplo, ele tem uma especialidade distinta da cardiologia, ortopedia e nutrição, mas compartilha alguns temas com essas e outras especialidades.

Em primeiro lugar, antes de mais nada, a medicina esportiva existe no Brasil desde 2007, qualquer médico pode fazer um estágio supervisionado de 3 anos para se tornar um médico do esporte.

Em segundo lugar, além do mencionado acima, também é possível que os médicos estudem por 2 anos em um programa de pós-graduação e depois passem em um exame para obter o título de Especialista em Medicina Esportiva promovido pela Associação Brasileira de Medicina Esportiva e Esportiva.

Leia também: Simulador de Camiseta de Futebol

Não obstante, se o seu médico não está seguindo um desses dois caminhos, ele não é um médico esportivo, é bom ficar atento nesses detalhes, eles não podem ser ignorados ao escolher um médico do esporte.

O novo especialista é formado em ambientes hospitalares e extra-hospitalares (clubes, quadras esportivas, etc.) com o objetivo de desenvolver uma pessoa que possa trabalhar com treinadores, educadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos esportivos.

Leia também: Prognóstico de futebol – Principais Dicas

A formação do Médico do Esporte também visa aprender a utilizar a atividade física como arma no tratamento de diversas doenças, em especial na prevenção das doenças cardiovasculares, que tem alta incidência mundial, que se tornou a principal causa de morte no Brasil.

Continue a leitura e saiba mais sobre o Médico do Esporte, esse profissional tão importante na vida dos atletas, que merece toda a nossa admiração.

Não deixe de conferir: Aplicativos de Jogos Gratuitos – Como escolher o melhor?

O um médico do esporte faz?

O Médico do esporte podem trabalhar na gestão da saúde de atletas ou atletas com o objetivo de proteger a saúde, prevenir doenças e lesões, melhorar o desempenho, restaurar músculos ou reabilitar, idealmente como parte de uma equipe multidisciplinar.

Ele é recomendado em avaliações de exercício pré-participação através da qual pode avaliar o risco cardiovascular e musculoesquelético de um indivíduo, composição corporal e estado metabólico. Por exemplo, esse tipo de avaliação permite que os médicos tenham o mínimo de segurança necessário para emitir relatórios de participação em atividade física.

Você precisa ler isso: Câmara dos Deputados aprovou projeto que reformula totalmente a legislação esportiva

Para aqueles com condições médicas crônicas, um médico do exercício pode ajudá-lo a entender melhor seus limites, níveis recomendados de atividade física e situações em que esses indivíduos devem ter mais cuidado. Nesses casos, ele não substituirá o especialista que acompanha a evolução de sua doença.

Considerações finais sobre o Médico Esportista

Que o esporte é importante, isso não era segredo e novidade para ninguém no país do futebol, todos conhecem as funções dos atletas, dos jogadores de futebol, mas um personagem importante, nem sempre é tão conhecida, essa figura que mencionamos é o médico esportista.

Como ficou evidente, os médicos esportivos são muito importantes, eles são treinados para realizar avaliações médicas prévias à participação em atividades físicas competitivas ou não competitivas para tentar diagnosticar quaisquer alterações que possam surgir ou piorar com a prática dessa atividade; realizar estudos de desempenho médico e fisiológico para avaliar a capacidade funcional dos os sistemas:

  • cardíaco circulatório;
  • respiratório;
  • musculoesquelético e metabólico energético.

Enfim, para finalizar vare mencionar que o Médico Esportista também realiza a avaliação funcional específica dos tipos de prática de exercícios e aconselhamento médico sobre estilo de vida e nutrição relacionados à atividade física e ao exercício.

E ai, o que achou do texto, se gostou, não deixe de compartilhar em todas as suas redes sociais, compartilhe no facebook, pinterest, twitter, whatsapp, telegram, espalhe geral o texto por ai.

Além disso, não deixe de comentar, se ficou alguma dúvida sobre o Médico Esportista, é só deixar um comentário e assim que possível um profissional irá ver e respondê-lo.

E para finalizar, não deixe conferir mais conteúdos do Blog Respiro e Vivo Futebol.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.